quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Vai ter Parque Mangueiral Sim!!




Devido aos últimos acontecimentos e as diversas manifestações realizadas pelos moradores dos Jardins Mangueiral, pela criação do Parque Mangueiral, que será uma excelente área de convívio, lazer e esportes para todos nós, a Associação de Amigos dos Jardins Mangueiral publicou uma Nota de Esclarecimento que gostaríamos de dividir com todos vocês.


Além disso, estamos disponibilizamos vários documentos e reportagens sobre o tema. Caso queira acessá-los, é só clicar nesse link.

E para acompanhar diariamente tudo o que está sendo feito e noticiado a respeito da luta dos moradores, pela criação do parque, acesse a página do Coletivo Mangueiral no Facebook: www.facebook/coletivomangueiral
 

----------------------------------------------------------

NOTA DE ESCLARECIMENTO E APOIO AS AÇÕES DO "COLETIVO MANGUEIRAL"
EM PAUTA: PROPOSTA DE EXPANSÃO DO JARDINS MANGUEIRAL (ÁREA DO "DENTE")

AAJM É CONTRA ESSA PROPOSTA E LUTA PELA CONSTRUÇÃO DO PARQUE VIVENCIAL

             Prezados(as) moradores/associados(as),
  A AAJM – Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral vem prestar esclarecimentos e o apoio as ações que estão sendo promovidas de forma democrática, participativa e apartidária pelo grupo de moradores que lançaram o movimento "Coletivo Mangueiral" que tem organizado ações para lutar pela criação do Parque Vivencial e de Uso Múltiplo no bairro Jardins Mangueiral.
 Essa iniciativa soma-se, positivamente, e fortalece as ações que a associação tem realizado desde o ano passado contra a proposta de expansão (área verde denominada como "dente” que divide o bairro em duas partes: em cima as quadras 01 a 09, em baixo as quadras 10 a 15, onde o GDF pretende construir mais 3 condomínios o que corresponderá 1.502 unidades), sendo que nossa luta é pela utilização dessa área para criar o PARQUE VIVENCIAL E DE USO MÚLTIPLO, conforme prometido a nós quando compramos nossas unidades, o que certamente reduzirá o impacto ambiental na região e trará maior qualidade de vida aos moradores.
Nesse contexto, gostaríamos de pontuar todas as ações que a associação realizou a respeito, a fim de reiterar que estamos tomando todas as medidas legais ao nosso alcance para impedir a expansão, conforme registro abaixo:
 1. Em 03 de abril de 2013, fizemos um reunião ampliada com todos os moradores interessados para divulgar que o GDF estava com essa proposta de expansão e o IBRAM-DF havia marcado uma Audiência Pública para tratar da questão. Nessa reunião foi deliberado pelos presentes que a associação iria manifestar contra a proposta e expansão, além de defender a criação do Parque Vivencial (a reunião foi registrada e a matéria foi pública no Jornal Daqui – Edição de maio de 2013).
 2. Em 05 de abril de 2013, participamos da audiência pública e nos manifestamos contrários à expansão do bairro propondo a criação do Parque Ecológico e Vivencial (estamos com a cópia de gravação da audiência e da ata onde estão registadas todas as nossas falas contrárias a expansão);
 3. Em 15 de abril de 2013, após a audiência, protocolamos ofícios no Gabinete do Governador, ao Presidente da Codhab, ao Secretário de Habitação e ao Presidente do IBRAM-DF (Ofícios 031, 032 e 034/2013), reiterando a manifestação contrária da expansão do bairro e pedindo a criação do Parque (cópias em anexo);
 4. Em 02 de setembro de 2013, sem ter um retorno formal às solicitações nos deparamos com uma publicação no Diário Oficial onde o IBRAM-DF estava emitindo a Licença de Instalação para expansão do bairro. Assim enviamos o ofício nº 074/2013, ao Presidente do órgão solicitando uma reunião urgente para buscar explicações acerca da liberação da licença; bem como esclarecimentos sobre os critérios adotados pelo órgão para emiti-la, além de reiterar a manifestação contrária dos moradores sobre a expansão do bairro;
 5. Em 12 de agosto de 2013, foi realizada a reunião com o Presidente do IBRAM-DF, Nilton Reis, que recebeu-nos pessoalmente. Novamente nos manifestamos em nome dos moradores contrários a expansão do bairro e defendemos a proposta de criação do Parque Ecológico e Vivencial. O Presidente da órgão ouviu nossa demanda e informou que cabe ao órgão analisar eventuais inviabilidades ambientais, do ponto de vista legal, mas disse que iria analisar a nossa proposta e enviar resposta aos questionamentos por nós realizados em 02 de setembro por meio do Ofício 074-2013 - DIR/AAJM, sendo que os questionamentos que fizemos ao IBRAM-DF tinham por objetivo subsidiar a elaboração de uma representação junto a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (PRODEMA-MPDFT);
 6. Todavia no início do mês de outubro de 2013, tomamos conhecimento de que haviam sido instaladas placas na área informando a emissão da Licença de Instalação para expansão do bairro, sendo que de imediato convocamos uma reunião com todos os Conselheiros de Sustentabilidade dos Condomínios para tratar do ingresso com uma representação  contrária a proposta de expansão, a qual protocolamos em 11/10/2013, junto a PRODEMA - Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério  Público do DF; na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa do DF e na Procuradoria da República - PGR (cópia dos ofícios anexos).
7. Em 16 de janeiro de 2014, sem ter ainda um desfecho a respeito das representações apresentadas tomamos conhecimento de que a construtora Jardins Mangueiral estava requerendo a licença de Operação e que máquinas estavam removendo parte da vegetação na área e, imediatamente, remetemos os ofícios nº 003 e 004/2014 – DIR/AAJM a PRODEMA-MPDFT e Procuradoria Geral da República, respectivamente, comunicando o fato e solicitando providências para impedir o avanço de qualquer obra no local. Na ocasião recebemos cópia de um parecer preliminar do MPF destacando que os argumentos apresentados pela associação  contra a proposta de expansão são consistentes e merecer se apurados.
9. Em 13 de maio de 2014, recebemos correspondência do Tribunal de Contas do DF que estava analisando uma representação apresentada pelo Ministério Público do TCDF contra a proposta de expansão, o qual concedeu-nos o direito de se manifestar a respeito e, mais uma vez, no dia 15/05, protocolamos o ofício nº 034/2014 – DIR/AAJM com vastos argumentos e toda documentação contra a proposta de expansão do bairro;
10. Em 25 de Julho de 2014, devido ao prazo transcorrido, enviamos novos ofícios a PRODEMA - Ministério Público do DF, a Procuradoria da República– PGR e ao TCDF solicitando informações a respeito do andamento do pedido de apuração das irregularidades na proposta de expansão do bairro (OF. 049, 050 e 051/2014 – DIR/AAJM – cópia anexa).
11. Em resposta a solicitação o Promotor de Justiça, Dr. Paulo, que acompanha o caso agendou uma reunião para o dia 12/09/2014, com a presença de técnicos do Ministério Público do DF e representantes da Sedhab e Codhab, sendo que mais uma vez fizemo-nos presentes e manifestamos contrários à proposta de expansão, sempre defendendo o interesse e direito dos moradores de criar o Parque Vivencial (cópia da publicação dessa informação no jornal Daqui edição de setembro de 2014).
12. Ocorre que, no dia 23/09/2014, tomamos conhecimento de que o COPLAN – Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF publicou no Diário Oficial do DF uma decisão aprovando o projeto urbanístico de expansão do bairro, sendo que já acionamos o Ministério Público do DF e a Procuradoria da República, por meio dos Ofícios nº 58 e 59/2014 (ambos protocolados em 25/09), a fim de pedir apuração urgente desse fato e informações sobre as representações que estão em curso nos referidos órgãos, cujo intuito é que se tome as medidas legais para impedir o avanço da proposta de expansão.
13. Na mesma data (25/09/2014), solicitamos ao COPLAN, por meio do Ofício nº 060/2014 – DIR/AAJM, cópia integral do processo que trata da aprovação do projeto urbanístico da expansão, para tomarmos conhecimento da “real proposta do GDF” e que caminhos poderemos trilhar para reverter a situação, evitando a expansão e viabilizando a criação do parque.
14. Em 25/09/2014, tivemos a satisfação de participar de um encontro com o grupo de moradores do “Coletivo Mangueiral” que estão organizando diversos atos em prol da criação do parque, ocasião em que relatamos todas as ações já realizadas pela associação contra a proposta de expansão, bem como fizemos a entrega de cópia de toda documentação comprobatória para “nivelar” as informações e somar forças nessa caminhada, colocando toda a estrutura da associação para contribuir com o grupo e fortalecer as ações e manifestações de apoio.
 Em tempo, encaminhamos, em anexo, cópia da citada documentação para àqueles que tiverem interesse possam consultar, bem como pedimos desculpas pelo extenso texto, mas não poderíamos deixar de pormenorizar todas as ações que a associação dos moradores do bairro tem feito e vai fazer para defender de forma intransigente os interesses dos moradores do bairro.
É importante que todos nós, moradores, estejamos juntos para fortalecer a luta através participação em reuniões, manifestos e outros atos. O PARQUE VIVENCIAL É NOSSO DIREITO!
Cordialmente,
ODAIR CORONHEIRO
Presidente AAJM

---------------------------

Postagem colaborativa feita por: Carlos Goes e Juby Castro


Nenhum comentário:

Postar um comentário